KITA

Autores

  • FELIPE FACIO DE MATOS FIAP – Centro Universitário
  • ARTHUR FARIAS CARVALHO FIAP – Centro Universitário
  • LEONARDO DE PAULO SILVA FIAP – Centro Universitário
  • VINÍCIUS EIZO HIGA FIAP – Centro Universitário
  • GUSTAVO HENRIQUE FÉLIX CORDEIRO FIAP – Centro Universitário

Palavras-chave:

ACESSIBILIDADE, GATO-GUIA, SEGURANÇA

Resumo

O KITA é um projeto de iniciação científica que tem como objetivo guiar pessoas cegas, como um cão guia, através de sensores e motores ele é capaz de detectar e desviar de obstáculos, sempre voltando para sua rota. A ideia do KITA surgiu por conta da negligência em relação a saúde e acompanhamento de pessoas com deficiência visual, muitos acabam nem mesmo indo ao hospital tratar-se por falta de acompanhamento e é ai que o entra o KITA, o gato-guia está sendo desenvolvido para quebrar e ultrapassar essa barreira entre cego e mundo, trazendo segurança, conforto e medidas protetivas para evitar futuros problemas, negligenciar a saúde apenas por falta de acompanhamento é algo que pode se agravar em acarretar em sérios problemas no futuro.

Nosso time utiliza de um modelo viável partindo de rodas sendo o melhor em relação ao tempo, acreditando que o que importa de início é um projeto que cumpra com suas definições, porém o desejo de escalonar e trazer uma forma felina mais natural a ele é algo que vem acompanhando nossos pensamentos.

Uma das grandes vantagens do KITA é ser uma alternativa acessível em comparação aos cães-guia, que podem custar entre 60 e 100 mil reais e requerem cuidados e um ambiente adequado para viver. Além disso, o KITA não precisa de alimentação, cuidados veterinários, ou treinamento extensivo, o que o torna uma opção prática e de menor custo para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras ou de espaço.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

FELIPE FACIO DE MATOS, ARTHUR FARIAS CARVALHO, LEONARDO DE PAULO SILVA, VINÍCIUS EIZO HIGA, & GUSTAVO HENRIQUE FÉLIX CORDEIRO. (2025). KITA. Future Makers, 3(1). Recuperado de https://periodicos.fiap.com.br/index.php/rc/article/view/46

Edição

Seção

Artigos